quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Livro Brasil Musical: Prefácio, Apresentação, Articulistas e Depoimentos


PREFÁCIO:

Para a Secretaria de Educação de Petrópolis, dinamizar o projeto Brasil Musical é respeitar a identidade cultural de nossa Pátria e ir de encontro ao texto da Lei 11.769, que torna obrigatório o ensina da música em todas as escolas públicas e privadas do Brasil.
Particularmente, na cidade imperial petropolitana, o trabalho com a música nas escolas não necessitou da lei para motivá-lo. Aqui, talvez pela herança dos colonos alemães e dos imigrantes italianos, as bandas musicais e os corais são presentes na vida dos cidadãos, sendo assim a Educação e a Música também sempre andaram juntas, já cumprindo esse papel que a citada lei defende: desenvolver a criatividade, a sensibilidade e integração entre alunos.
O projeto Brasil Musical tem a peculiaridade de oferecer aos alunos um aprofundamento em vida e obra de diversos compositores e intérpretes, assim como a chance de observar o contexto histórico brasileiro à luz das canções e movimentos musicais.
No ano de 2011, temos total orgulho de trabalhar como tema o Samba com as mais de 30 escolas participantes do projeto, já que, merecidamente, o mesmo foi reconhecido pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade, em 2005.
O samba é a verdadeira música popular do Brasil, precedida pelo Choro. É o mais popular dos movimentos e retrata diferentes épocas da nossa História.
Poder ofertar um passeio pela vida e a obra de 25 de seus principais representantes é reconhecer, na Educação, o seu papel de valorizar a memória, transmitir saberes, discutir valores, oferecer referências.
Se o Samba, até o presente momento, não tinha encontrado seu papel diferenciado nas escolas petropolitanas, a partir dessa feliz iniciativa, passa a ser tratado como merece, pois aqui nessa mesma cidade viveu Princesa Isabel, que em 1888 libertou os escravos e deu aos negros a chance de imprimirem em nossa história os seus próprios dons, valores, cultura e vivências.
O samba é um feliz retrato dessa liberdade.
Viva a Música!
William Campos
Secretário de Educação


APRESENTAÇÃO:
O MEU BRASIL É MUSICAL
O trabalho na Educação tem me dado, durante meus 24 anos de profissão, muitos aprendizados. O maior deles, a meu ver, é a capacidade adquirida de modificar meus próprios conceitos e atitudes, antes de tentar transformar a bagagem do próximo.
Promovendo várias ações educativas em que a Cultura é a matéria-prima, pude perceber que esse pacote de vivências que nossos alunos carregam acerca do cultural, apesar de nosso incansável esforço, é ainda muito restrito.
Também me ficou comprovado que esse panorama reflete a contemporaneidade, onde tudo nos chega muito rápido, e igualmente rápido se transforma, se renova, infelizmente, nem sempre de forma positiva, pois vamos nos esquecendo de olhar com esmero para o passado e construir nossa visão cultural nos alicerces do que deveria ser preservado.
O projeto Brasil Musical tenta ocupar esse vácuo no que se refere à Música. Oferecendo aos alunos um mergulho em biografias, obras e épocas históricas, uma nova fatia do país é desvendada, sempre por olhos atentos e corações abertos, o que faz desse projeto um lindo tesouro nas mãos da Educação, em Petrópolis.  Traz na sua concepção uma profunda valorização de nosso acervo, para que, com ele nas mãos, nossas crianças e jovens possam selecionar os seus verdadeiros valores culturais, aqueles que levarão em suas bagagens por toda a vida.
Por sermos todos cidadãos livres, assim também somos livres para escolher, ter preferências, optar por caminhos e decidir destino. Mas de uma coisa tenho plena certeza, a gente só ama o que conhece.
Então, apresentamos a todos vocês uma agradável viagem por importantes nomes do Samba, um dos mais valiosos bens culturais do Brasil.

Catarina Maul
Coordenadora do projeto Brasil Musical


ARTICULISTAS DO PROJETO:

Por Norton Ribeiro, pesquisador e articulista do projeto:
Nosso país, assim como todos os outros, tem uma história singular. Entretanto, na construção desta identidade através dos tempos é que podemos identificar sua beleza e sua trajetória única, que nos abraça enquanto Nação, enquanto espíritos irmanados na coletividade. Na verdade, fomos sendo construídos pouco a pouco num processo que ainda continua e o Brasil, enquanto pátria, terra; inventado. Do mesmo modo, as relações sociais e a cultura dela proveniente nasceram do amálgama de várias contribuições e, mais do que isso, vem sendo feita por nós a todo momento, sendo percebida através da arte e suas manifestações. A música brasileira, tão cantada e elogiada pelo mundo, vem desse processo. É fruto de um encontro de tradições que continham uma potência em si e que se reiventaram e geraram a beleza de novos sons e ritmos. O canto, a cadência e os timbres indígenas; a tradição, a escala musical vinda da Europa; a sensualidade, a sincope e os ritmos africanos, tudo isso e muito mais faz parte de nossa música que se tornou única e grandiosa. Sendo assim, tão maravilhoso é fazer parte desta história que traz emoção e alegria, na certeza de que estamos construindo uma sociedade melhor.
Portanto, uma das formas de se expressar e até mesmo se libertar de uma sociedade que prega pelo individualismo e aposta nas diferenças econômicas entre as classes enquanto discurso único está, efetivamente, na música. Através dela, bem como de toda arte, nos tornamos sensíveis às diferenças ao reconhecer sua multiplicidade. Livramo-nos do egoísmo na medida em que podemos compartilhá-la, pois só assim ela se tornará prazerosa. Enfim, como um dia disse Villa-Lobos, o grande maestro e estudioso da cultura brasileira, “Dê-me cinco minutos com todas as crianças do Brasil cantando que transformaremos este país”. Isso demonstra a capacidade de força e juventude que a arte pode provocar. Esse é o espírito a que viemos no Projeto Brasil Musical do qual levarei muitas alegrias por ter feito parte de algo tão profundo.

Por Walmir Pimentel, pesquisador e articulista do projeto:
Um sonho realizado. Uma contribuição à ancestralidade. Reverso do comprometimento bem conduzido nas asas do nosso mais autêntico e significativo gênero musical – o samba.
Preciso confessar nessas breves linhas o imenso e inédito prazer em poder penetrar no mundo de alguns de nossos grandes ícones dessa matriz cultural e, afirmar aqui a vasta contribuição que em mim reconstruiu, desconstruiu e criou outras bases de entendimentos e observações para com os mesmos e sobre as formas e intenções codificadas em suas obras. Eis a síntese do encanto, as mais sedutoras expressões musicadas ao gosto da mestiçagem urgente e necessária em nossos férteis caminhos musicais. Eis o samba, sagrado, profano, mas, sobretudo, mítico. Salve Cartola, Candeia, Paulinho, Ivone, Clara, João e todos os grandes sambistas, de hoje ou de outrora que, ao insistir no culto ao bom gosto, defenderam, resgataram e nos possibilitaram uma paradoxalmente ternura bravia de continuar preservando esse patrimônio integralmente.
O projeto Brasil Musical é a ponte do possível. É uma lança de resgate e, um pavio de alívio em almas combalidas pelo imediatismo financeiro da perversa e covarde indústria fonográfica. O samba e alguns de seus ilustres compositores serão os caminhos desse ano, ao passo que absorvem e transmitem consideráveis doses de sabedoria popular e poesias vindas de todos os cantos e tradições genuínas brasileiras.
O Brasil Musical é o arco-íris pedagógico, uma vez que dá vida a uma instituição que anda meio sem vida nos tempos últimos. O aluno é o objetivo fundamental a que se conheça uma outra possibilidade musical, mais digna do que estas que se candidatam, porcamente, a sedimentarem-se enquanto gêneros de vanguarda. O samba é vanguarda.
Numa mistura de alegria, gratidão e muita energia, tenho esperanças sólidas em que essa árvore dará frutos gratificantes e docemente agradáveis. Logo, transformadores e contribuintes com a formação de uma memória musical mais autêntica e enraizada em nossa cultura. Incentivos como o Brasil Musical, deveriam ser implementações enquadradas no âmago legítimo de projetos de Estado mais comprometidos com uma formação integral do individuo e, o nosso legítimo Samba, exaltado em todos os cantos onde emana a força do cantar africano em suas entranhas históricas e sagradas.
Desejo e rogo que, num dia desses de luz, nosso esforço coletivo possa ser recompensado em uma sociedade mais educada, justa, fraterna e democrática, não só nas águas clássicas da ciência e suas necessárias fórmulas, postulados e resenhas, mas, concomitantemente, com pandeiros, cavaquinhos, tamborins, ganzás, violões, poesias, harmonias e muita sensibilidade nos afazeres cotidianos, tanto num terreiro, num botequim, numa igreja, num escritório, num laboratório ou na universidade da vida – o mundo.


Por Nilson Tassi, pesquisador e articulista do projeto:
Vi este projeto nascer. Dele participo, junto com meus entusiasmados alunos, desde a primeira edição.
Vivi momentos de nostalgia em nossos ensaios ao contar as histórias de diferentes épocas de nossa música, diante de olhos brilhantes de curiosidade. Mas agora, ao ter a oportunidade de mergulhar na história destes sambistas pude, em diversos momentos, reviver a minha própria formação musical. 
O repertório desses artistas faz parte da trilha sonora da minha vida. Cresci ouvindo samba em casa, virei adolescente dentro de uma bateria e agora, através da pesquisa, e graças ao Brasil Musical, eu posso compartilhar essa vivência com os alunos de nossa rede.
A esses sambistas, toda a minha reverência e admiração, por terem sempre sido fieis ao talento, a poesia e nunca terem deixado de sonhar, apesar dos obstáculos da vida. Que a trajetória deles sirva sempre de exemplo para nossos alunos, para que não deixem de ter perseverança e sempre acreditem que existe um caminho brilhante a ser trilhado na estrada da arte, que embora sinuosa, leva à felicidade.
Aos companheiros de trabalho, Catarina, Norton e Walmir, o meu respeito e agradecimento por integrar uma equipe apaixonada pelo que faz.


DEPOIMENTOS

Por Nivio Gaspar, caricaturista do livro:
É muito bom participar de um trabalho voltado para a música brasileira, em particular o samba, ritmo que corre em minhas veias e no qual trafego há muito tempo.
Seja de qualquer forma, é muito gratificante ter o nome gravado junto a alguns dos mais importantes nomes da melodia da nossa história.
Parabéns ao Brasil musical!

Por Adevanir Fumero, presidente do Grupo Papo de Sambista:
Para mim foi uma honra e privilégio poder contribuir de alguma forma com o projeto Brasil Musical, desenvolvido e concretizado pela pedagoga Catarina Maul, com  outros amigos e colaboradores diretos. O contentamento é ainda maior porque o projeto carrega em seu bojo, tudo o que a cultura popular mais precisa, que nada mais é que ações concretas e voltadas para a preservação de nossos mais preciosos bens culturais.
Me faltam palavras para descrever a emoção de poder constatar que, enquanto existirem educadores como os que fazem parte desse projeto, as esperanças no futuro de nossas crianças se renovam e que é possível, sim, acreditar num futuro mais promissor.
Não sei se é apenas um sonho ou uma grande utopia, mas gostaria de saber que as autoridades do Estado do Rio de Janeiro e até mesmo  do próprio Ministério da Educação percebecem a relevância desse projeto e que  ele se espalhasse por todos os cantos do nosso país.

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